Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Qual o prazo para acionar o seguro em caso de colisão?

Compartilhe nas redes sociais:

Bateu o carro em um dia que tinha um evento importante e quer saber qual o prazo para acionar o seguro em caso de colisão? Descubra a resposta dessa questão, e conheça os prazos de prescrição do seguro mais comuns.

Todo mundo está sujeito a ter um imenso imprevisto como uma colisão, em um dia importante onde a reunião da sua promoção na empresa está marcada, ou a apresentação do seu filho na escola está prestes a começar.

E nessas você pode se encontrar dividido, sem saber se prossegue com a ocorrência e aciona o seguro ou se parte para seu compromisso importante. Bom, uma coisa é fato, se houverem feridos, você precisará chamar a polícia e registrar um boletim de ocorrência. E se houverem danos causados a terceiros, será primordial que você colete todas os dados necessários.

No entanto, se você estiver atrasado saiba que, você pode entrar em contato com o seguro depois. Essa ação não precisa ser de imediato. Na verdade, independentemente da seguradora com que você trabalhe, você terá um prazo considerável para fazê-la. Quer saber mais sobre o prazo para acionar o seguro em caso de colisão? Então acompanhe esse artigo e entenda melhor o assunto.

Qual o prazo para acionar o seguro em caso de colisão?

Quer saber o que é a prescrição do seguro?

A linguagem do seguro possui algumas palavras muito comuns nesse meio, mas, pouco usuais em nosso dia a dia, e prescrição é uma delas. Portanto, se você não sabe ao certo o que ela significa, não se preocupe, nós explicamos.

A prescrição, no caso dos seguros, é o que acontece sempre que a pretensão a um direito de cobertura é extinta. Ou seja, é o prazo limite para que essa ou aquela situação seja reclamada junto a empresa de seguros. Normalmente, esses prazos são todos previstos por lei, mas, eles também podem variar de acordo com cada empresa. Por isso, você deve estar sempre atento a sua apólice, esse conselho é vital.

Quem pode receber a indenização do seguro

Antes que comecemos com a explicação sobre os prazos de prescrição para acionar o seguro em caso de colisão, é interessante falarmos sobre as pessoas que podem estar envolvidas neste sinistro e serem aquelas que receberão a indenização. Afinal, os prazos também variam de acordo com cada uma delas.

São três as possibilidades de pessoas que podem receber a indenização do seguro auto em caso de colisão, e cada uma delas possui um prazo diferenciado. Entenda melhor:

  1. Segurados

Os segurados são as pessoas que contratam o seguro, ou seja, é aquela pessoa cujo nome está na apólice. Eles são as pessoas que tem direito a indenização caso o carro seja batido ou roubado.

  1. Beneficiários

São as pessoas, escolhidas pelo segurado, para serem beneficiárias com indenizações em casos de sinistros. Por exemplo, João contrata um seguro auto e coloca sua esposa como beneficiária. Caso ela bata o carro, ela também poderá acionar o seguro e receber a indenização.

  1. Terceiros

Os terceiros são as pessoas prejudicadas por uma atitude realizada pelo segurado. Independentemente se esse dano foi causado com ou sem intenção, caso o segurado conte com a cobertura para terceiros e assuma a culpa pelo ocorrido. O terceiro terá direito a receber a indenização que lhe cabe.

Entenda como funciona o prazo para acionar o seguro em caso de colisão

Agora que todas as pessoas que podem ser beneficiadas foram mostradas, vamos aos prazos de prescrição para cada uma delas. Todas as seguradoras possuem prazos estabelecidos para que os sinistros sejam comunicados a elas. Saiba quais são eles:

Prazo de prescrição para segurados

Normalmente o prazo para acionar o seguro em caso de colisão para segurados é de 1 ano. No entanto, a data em que esse período começa a ser contado pode variar conforme a cobertura do seguro, contratada. Ou seja, quando falamos de seguro de vida haverá um prazo, quando falarmos de seguro para invalidez, existirá outro, e assim por diante.

Como nosso foco é o seguro auto, o que eu você precisa saber é que nesse caso, o início da contagem deve ser feita a partir do dia do sinistro. Independente do sinistro, a partir do dia em que ele acontecer o segurado terá um ano para acionar o seguro auto.

Prazo de prescrição para terceiros ou beneficiários

Nos casos onde terceiros ou beneficiários devem receber a indenização, os prazos de prescrição costumam ser de 3 anos. Com a contagem também se iniciando a partir do dia do sinistro.

Por exemplo, se o João bater no carro da Marisa e tiver um seguro auto com cobertura para terceiros, também chamada de Responsabilidade Civil. Ela terá até 3 anos para acionar a seguradora e iniciar o processo indenizatório.

Quando acontece a suspensão da contagem do prazo?

Em alguns casos, é possível que o início da contagem para a prescrição do prazo seja suspenso. Normalmente esse prazo fica suspenso durante o período em que a empresa de seguros é acionada e inicia o processo de análise de risco, para então se posicionar a favor do pagamento da indenização ou contra. Essa contagem só volta a caminhar quando o processo é devolvido com uma resposta positiva para quem o solicitou, seja essa pessoa o segurado, o beneficiário ou um terceiro.

Prazos para a realização do boletim de ocorrência

Assim como foi dito anteriormente, o interessante é fazer o B.O. o mais rápido possível. No entanto, os prazos para que ele seja feito acompanham os prazos de prescrição ´para acionar o seguro em caso de colisão.

Logo, se você for o segurado terá o período de até 1 ano para fazer o boletim de ocorrência e acionar o seguro em caso de colisão. E se você for o terceiro ou um beneficiário, poderá contar com um prazo de até 3 anos para tomar as mesmas atitudes.

Como vimos nesse artigo, o segurado dispõe de um período de 1 ano tanto para fazer o boletim de ocorrência quanto para acionar o seguro em caso de colisão. Já o terceiro ou beneficiário possui um prazo de 3 anos.


Compartilhe nas redes sociais:
Leia mais artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *